Diário de Bordo - Jonas

10/02/2006 – Marina - Parati

Hoje fazemos dois meses de viagem!!! Tomamos café e fizemos uns trabalhos no barco. Fomos na piscina e ela estava ótima. Seguimos para Parati e almoçamos na costelaria, onde experimentei uma coisa ótima: costela de cordeiro. Fomos novamente no Sabor e Arte e comemos uma tora. Então fomos na lan-house e voltamos no Sabor e Arte, pois iriam chegar novas tortas. Como não haviam chegado, fomos no Museu dos Minerais, que eu havia descoberto por causa de um folheto, mas ele iria inaugurar amanhã. Voltamos no Café e Arte, comemos outra torta e voltamos para a marina debaixo de chuva pesada. No barco teve aula de ciências e, como jantar, comemos capelleti ao molho branco. Conversamos e fizemos algumas coisas, depois dormimos muito bem (ainda que debaixo de chuva).

11/02/2006 – Marina - Parati

Tomamos café e eu logo fiz mais exercícios de matemática, seguidos de brincadeiras com a Carol. Tomamos banho e fomos até Parati onde almoçamos (no Saboroso) e fomos no tal Museu de Minerais. A exposição é ótima! A parte da frente é loja e mais atrás há a exposição. Tem de tudo: desde vários tipos de quartzos até fósseis e um meteorito! Depois fomos comer outra torta deliciosa e fomos para a lan-house. Voltamos para o barco e começamos a dobrar e separar as cartas náuticas (69 delas) além de, pela primeira vez em meses brincamos no computador! Era um daqueles joguinhos de pinball virtual, mas mesmo assim foi divertido. Brincamos também com o jogo que eu inventei e comemos um delicioso “capeletti ao molho branco”. Brincamos mais um pouco e fomos dormir.

12/02/2006 – Marina - Parati

Acordamos e fizemos diário, tomamos café e eu e a Carol fomos titar fotos. Depois nós brincamos um pouco na piscina e fomos para Parati, passamos na lan-house para falar com a tia Magali pelo Skype, mas a luz havia acabado. Então fomos no Sabor e Arte com a Berê e comemos uma torta. Voltamos na lan-house e fomos falar com a tia Magali, só que, de novo, não deu certo. Passeamos no píer de Parati e voltamos para o barco, onde jogamos campo minado, paciência e pinball. Tomamos banho e voltamos para o barco, onde jantamos sopa de feijão (deliciosa) e fomos dormir exaustos.

13/02/2006 – Marina - Parati

Tomamos o café da manhã e fizemos o diário. Depois fomos em Parati, na lan-house, no banco e fomos passear. Tomamos sorvete e fomos em outro banco. Compramos uma caixa plástica para colocar as cartas náuticas e passamos numa loja de animais bem legal, que tinha peixes, coelhos, hamsters, pássaros e pintinhos. Comemos alguns salgados no Sabor e Arte e passamos na peixaria para comprar camarão. Ainda passamos no supermercado e voltamos para a marina. Descarregamos as compras no barco, pescamos e fomos na piscina. Tomamos banho e, no barco, estudei inglês e comi um delicioso jantar: raviolli com molho quatro queijos. Após isso, todos nós fomos dormir.

14/02/2006 – Marina - Cajaíba

Logo que acordamos, já tentamos sair, porém a quilha do barco ficou presa numa poita e para tirar ele de lá foi um “perereco”. Quando conseguimos sair, vimos dois enormes mastros com as velas colocadas. Imaginamos que eram dois barcos enormes, mas era apenas um, gigantesco: o Parati 2 do Amyr Klink! O barco tem 90 pés (quase o triplo do tamanho do Fandango) e dois mastros com duas velas (genoa e mestra) cada um! Depois de sairmos da baía de Parati, tomamos um ótimo café da manhã em alto mar e motoramos até Cajaíba (Praia Grande). O lugar é maravilhoso! Há dois rios dividindo a praia, que é bem inclinada, mas muito bonita. Andamos pela praia toda e depois fomos a uma cachoeira linda. Na volta o pai viu uma cobra e tomamos água de coco no bar da praia. Brincamos na areia um pouco e voltamos para o barco. Lá nós almoçamos e trocamos o barco de lugar. Estudamos enquanto caia o maior temporal. Depois fomos dormir exaustos.

15/02/2006 – Cajaíba - Jurumirim

Depois do café da manhã já tivemos uma surpresa. Durante a madrugada o pai tinha pego um bagre grande! Tentamos pescar um pouco, mas sem resultados, então fomos mergulhar perto da praia do Pouso. Lá é muito bom de mergulhar, mas não descemos na praia. Pegamos uma tainha boa e voltamos para o barco. Então nós saímos de lá e começamos uma deliciosa velejada até a praia de Jurumirim. Chegando lá começamos a preparar o jantar e o pai foi ajudar o pessoal do barco ao lado, que estava tendo problemas com o motor. Ficamos amigos e o pai voltou para o barco. O jantar saiu e estava ótimo: tainha, bagre, arroz e salada. É a primeira vez que eu como bagre e achei ótimo. Estudei um pouco de matemática (que já virou minha matéria favorita), ouvimos som (Kid Abelha, Tribalistas, Marina Lima e “J Quest”) e fomos dormir.

16/02/2006 – Jurumirim – Marina - Parati

Hoje começou como qualquer outro dia: café e diário. Depois saímos de Jurumirim e motoramos até a marina. Eu fui tirar fotos e nós tomamos um banho de ducha antes de ir à Parati. Lá fomos na lan-house e no “Sabor e Arte”, onde nos encontramos com a Berê. Depois fomos com ela até o barco, onde conversamos muito. Já a noite, fomos no restaurante da marina e eu estudei de novo matemática. Fomos até Parati e deixamos a Berê perto do carro dela. Então começamos a procurar que nem loucos uma lan-house com Skype, mas as que tinham estavam lotadas. Acabamos não achando e voltamos para a marina, onde tomamos banho e jantamos miojo. Fomos direto para a cama.

17/02/2006 – Marina - Parati

Acordamos, tomamos café, fizemos diário e tomamos um delicioso banho de piscina. Após isso fomos na “Sabor e Arte” comer outra maravilhosa torta. Em seguida fomos ao banco e a um lugar que imprime fotos digitais. Passamos no supermercado e voltamos à marina. Lá tomamos banho e fomos receber o meu tio Celso, minha tia Edilene e minha prima Giulliana. Nós fomos em Parati, onde jantamos na creperia e passeamos muito pela cidade. O problema é que meus pés ficaram doendo muito e que haviam umas bandas ensaiando para o Carnaval num volume ensurdecedor. Mesmo assim foi ótimo e voltamos para a marina a meia-noite, indo direto para a cama dormir.

18/02/2006 – Marina – Jurumirim – Ilha Rasa - Parati

Acordei e fui logo fazer o diário, só que não cheguei a acabar, pois nós fomos tomar café na marina com o tio Celso, a tia “Edi” e a “Giulli”. Estava muito bom e depois de nos prepararmos saímos de barco. Passamos perto do Parati 2 e motoramos até Jurumirim. Brincamos e nadamos muito lá, além de dar um belo mergulho e ver a maior estrela-do-mar da viagem. Então saímos rumo à ilha Rasa, onde vimos novamente as cotias, brincamos e nadamos. Pouco tempo depois caiu o maior temporal, mas este passou rápido. Voltamos para ao barco e chegamos na marina, onde tomamos banho e eu fiz o diário. Fomos para Parati, jantamos na costelaria e tomamos sorvete, pois a “Sabor e Arte” estava fechada. Passeamos no centro histórico, onde vimos uma exposição de fotografia sobre o carnaval de Parati e um pintor que faz quadros maravilhosos. Voltamos para a marina caindo de sono (era meia-noite) mas o pai e o tio Celso ainda tomaram um vinho. Fomos para a cama “grogues” de sono.

19/02/2006 – Marina – Ilha Rasa - Parati

Acordamos e logo fomos tomar café. Eu e a Carol fomos tomar um banho de piscina e em seguida fomos para o barco. Saímos em direção à Ilha Rasa, onde fizemos um “resgate” a duas lesmas-do-mar encalhadas na praia. Brincamos muito e nadamos bastante, além de ouvir histórias engraçadas do tempo de escola do tio Celso. Voltamos para a marina e caímos na piscina enquanto o tio Celso, a tia “Edi” e a “Giulli” foram tomar banho. Fomos para Parati e comemos torta na “Sabor e Arte’. Estava ótima e nós nos despedimos deles logo em seguida. Voltamos à marina, onde tomamos dois banhos: um de piscina e outro de chuveiro. Estudei português e vi um filme muito bom: “Os Goonies” (Steve Spielberg). Jantamos frango e logo em seguida fomos dormir.

20/02/2006 – Marina –Parati

Acordei e, como de costume, fui tomar café e fazer diário. Fomos na piscina (que estava ótima) e passamos numa loja na marina ao lado para comprar uma peça para o motor. Fomos na lan em Parati e tentamos passar no banco, porém ele estava sem dinheiro (era um caixa eletrônico “24 horas”). Voltamos para a marina e fomos novamente na piscina. Voltamos para o barco e eu estudei bastante português, além de lavar a louça. Comemos um ótimo jantar, eu estudei mais ainda e nós fomos dormir.

21/02/2006 – Marina

Hoje eu e a Carol ficamos o dia todo na marina. Como sempre, tomamos café e eu fiz uns trabalhos no barco. O pai foi comprar gelo e comida e a Carol ficou desenhando. Choveu bastante e, quando acabei, eu e a Carol fomos na piscina. Fomos duas vezes nela e ficamos um bom tempo desenhando no barco. Brincamos muito e tomamos um banho relaxante. Jantamos macarrão com ovos fritos e salada e eu e a Carol brincamos bastante enquanto o pai lia. Fomos dormir às 10:00 horas, cansados para caramba.

22/02/2006 – Marina – Jurumirim - Parati

Depois de tomar café, logo saímos rumo a Jurumirim. Passamos de novo pelo Paratii 2, tiramos fotos e motoramos até Jurumirim. A intenção era fazer um treino de caça-submarina, mas a água estava tão turva que mal conseguíamos ver a ponta da seta! Acabamos desistindo e fomos para o Fandango, onde eu e a Carol talhamos o barquinho “Rajada 3”. Voltamos velejando com um ótimo vento até a marina, A velejada foi muito gostosa e, chegando na marina, fomos na piscina testar o “Rajada 3” Para nossa surpresa, ele afundou assim que foi colocado na água! O chumbo que eu coloquei como quilha era pesado demais e fez o barco naufragar! Após isso, fomos tomar banho e então passear em Parati. Jantamos no Sabor da Terra , passeamos e passamos em várias lan-houses. Voltamos para o barco e então caímos no sono.

23/02/2006 – Marina – Trindade - Parati

Acordamos, tomamos café e já fomos passear. Hoje fomos em Trindade, que é um lugar muito lindo. Passamos dentro de um riacho no caminho (nosso “Palio” passou fácil) e paramos perto de duas praias: a do “Rancho” e a do “Meio”. Fomos primeiro na praia do Rancho, que tem bastante ondas e é bem bonita. Eu e a Carol brincamos bastante de pegar “jacarezinho” e nos divertimos muito. Após isso, fomos na paria do “Meio”, onde há um ilhote grudado na praia. Subimos nele e encontramos uma lesma-do-mar em uma poça! Depois nós subimos até onde deu no ilhote. A vista é linda! Descemos do ilhote e logo fomos para o mar. Pegamos vários jacarezinhos e nadamos muito. Resgatamos mais duas lesmas-do-mar que estavam sendo jogadas pelas ondas e brincamos muito. Voltamos à marina, onde eu estudei matemática (já estou na página 28, ex: 54), jantei e tomei banho. Saímos para Parati e fomos no “Café Parati” onde ouvimos um ótimo show de música da cantora Andréa Gorgatti. Passeamos pela cidade e voltamos para o barco exaustos.

24/02/2006 – Marina – Trindade - Parati

Acordamos, tomamos café e fomos para Parati. Lá passamos na “Sabor e Arte” e comemos uma ótima torta. Depois fomos na cachoeira da Pedra Branca. A estrada até lá é bem ruim, mas no final vale a pena. Há duas piscinas, uma maior e outra menor, que são muito bonitas. Fomos na menor, mas eu não entrei na água (estava bem gelada). Outra coisa interessante é que antigamente captavam água da cachoeira para gerar energia elétrica, mas a casa do gerador foi desmontada e agora é um restaurante. Começou a chover e nós saímos correndo para o carro. No caminho de volta, vimos um belo arco-íris e um “engarrafamento” de cavalos. Fomos em uma bela exposição de flores bem interessante. Havia desde orquídeas até bonsais e plantas carnívoras! Fomos em Parati, novamente na “Sabor e Arte”, e no supermercado. Voltamos à marina, descarregamos as compras e tomamos banho. No barco, estudei e comi um delicioso jantar. Fui dormir bem cansado.